Você está aqui: Home Uncategorised Carvão ativado

Terapias Personalizadas

Pensando em sua necessidade e disponibilidade de tempo, oferecemos terapias com duração de 1 ou mais dias. Esta programação tem como proposta aliviar seu estresse e cansaço, promover seu bem estar e revitalizar suas energias.

Carvão ativado

carvao.vegetalO carvão ativado é bem conhecido por sua propriedade de atuar como desintoxicante natural, por isso é muito utilizado em filtros de água e em tratamentos contra envenenamento e overdose de drogas. Mas essa capacidade de purificar pode ser usada também para deixar a pele mais limpa e bonita. É um tratamento natural que tem sido incorporado a muitas fórmulas de cosméticos industrializados.

Ele funciona por meio do processo químico conhecido como adsorção. Isso mesmo! O carvão ativado não absorve as toxinas, ele adsorve. Isso significa que ocorre uma reação química em que os elementos que têm uma carga elétrica positiva como algumas toxinas e alguns gases – se ligam à sua superfície porosa negativa. Assim, quando ele for eliminado, levará junto em seus milhões de poros essas substâncias indesejáveis. O problema é que ele também pode levar o que você não quer que seja carregado, como no caso de um medicamento. Então, se você toma algum remédio, o uso do carvão pode atrapalhar ou anular seu efeito.

É importante saber que o carvão ativado não é aquele encontrado na churrasqueira. É um tipo especial de carvão, obtido pela queima de certas madeiras ou cascas de coco. A temperatura tem que ser controlada (entre 800 a 1000°c), com baixo teor de oxigênio. Só dessa maneira ele mantém a porosidade adequada para coletar seletivamente gases e impurezas tóxicas.

Usado externamente, ele pode eliminar a oleosidade excessiva da pele, como também sujeiras, células mortas e resíduo de maquiagem. Isso ajuda na prevenção de acnes. Entretanto, ele não tem a capacidade de carregar vírus ou bactérias que causam inflamação e originam as temidas espinhas. Mas deixando os poros livres ele tira o acúmulo de sebo e resíduo que provocariam esse quadro inflamatório.

Um cuidado essencial é adquirir o carvão ativado em lojas de produtos naturais cujas fontes são confiáveis. Ele pode ser encontrado em cápsula ou em pó. Antes de utilizá-lo, consulte um especialista para saber se você não está contraindicado. Especialmente se for ingerir, pois é preciso estabelecer a dosagem correta para cada caso. E antes de aplicar sobre a pele faça um teste em uma pequena área para ver se você não é alérgico.     

DICA: O carvão ativado pode ser acrescentado à máscara facial e aplicado uma vez por semana. 

 

Fonte: Revista Vida e Saúde


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Asilo São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Asilo Santa Bárbara - Argentina

Família CIIC