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Ácidos graxos

Alimentos-que-combate-a-inflamação-e-gordura-da-barriga-Os-cereais-integrais-Água-Temperos-Ácidos-graxos-e-ômega-3-Chá-verde-Frutas-e-vegetais-6Os ácidos graxos são componentes dos óleos e das gorduras. Podem ser poli-insaturados, monoinsaturados. O ômega-3 (ácido linolênico) é um ácido graxo essencial poli-insaturado, que não pode ser sintetizado pelo organismo, portanto deve ser adquirido por meio da alimentação ou em forma de suplementos. É de extrema importância para o coração e o cérebro. Ele diminui as taxas de colesterol total e triglicérides no sangue, reduz a pressão arterial em hipertensos, previne contra doenças coronarianas e reduz ações inflamatórias. Para que o cérebro trabalhe corretamente, ele precisa de gorduras, porém, específicas. Uma delas é o ômega-3 responsável pela comunicação entre as células nervosas.

As fontes mais conhecidas de ômega-3 são peixes de águas frias e profundas, o óleo de linhaça e as sementes de chia. Os peixes, invariavelmente, são a primeira opção profilática dietética recomendada por profissionais de saúde. Cabe mencionar que trabalhos científicos apontam que ótimo perfil de ômega-3 está no cérebro, fígado e nas vísceras, locais pouco consumidos pela população em geral. Ao usar duas colheres (sopa) de óleo de linhaça (preferindo o extraído a frio) ou duas colheres de semente de chia, obtém-se a quantidade diária recomendada desse ácido graxo.

A beldroega, uma plantinha que a maioria chama de “mato”, é uma rica fonte de ômega-3. Em 100 g de beldroega encontramos até 350 mg de ácido linoleico.

O ômega-6 (ácido linoleico) também faz parte do grupo dos poli-insaturados. E também faz parte do grupo dos poli-insaturados. E também é essencial. Participa da síntese hormonal do funcionamento do sistema imunológico e da formação da retina. Ajuda a combater o colesterol LDL, a hipertensão, doenças cardíacas e a osteoporose. Com 1¹/² colher (sopa) de óleo de sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) ou óleo de abacate obtém-se a quantidade diária recomendada desse ácido graxo. O ômega-9 (ácido oleico) é um ácido graxo monoinsaturado também essencial. Ele ajuda a aumentar o colesterol HDL, diminuir a circunferência abdominal, e por conter altos níveis de antioxidantes é anti-inflamatório, previne alguns tipos de câncer, além de controlar o apetite. Está presente no azeite de oliva, nas azeitonas, no abacate, em amêndoas, avelãs e nas nozes.

Os ácidos graxos saturados são gorduras que se encontram comumente em estado sólido quando estão em temperatura ambiente e que podem ser encontradas em alimentos como leite integral, manteiga, creme de leite, entre outros. Os alimentos que contêm gordura saturada devem ser consumidos com moderação, pois esse tipo de gordura, quando é ingerida em excesso, aumenta o colesterol LDL e a longo prazo pode ocasionar a presença de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

Fonte: Revista Vida e Saúde.


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