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Terapias Personalizadas

Pensando em sua necessidade e disponibilidade de tempo, oferecemos terapias com duração de 1 ou mais dias. Esta programação tem como proposta aliviar seu estresse e cansaço, promover seu bem estar e revitalizar suas energias.

Mesmo o pouco faz muito

exercícioSomos seres criados para o movimento. Músculos, ossos, tendões, sistema cardiorrespiratório e de mais órgão, estruturas e sistema do corpo, todos trabalham em perfeita sintonia, como uma grande orquestra, para não só proporcionar a mobilidade do corpo, como também para integrar os diferentes tipos de movimentos às nossas necessidades.

Um simples espreguiçar, caminhadas trotes, corridas, natação e esportes em geral, tudo que coloca o corpo em movimento dispara uma série de eventos fisiológicos que mobiliza diferentes recursos energéticos, mas ao mesmo tempo promove uma verdadeira sensação de bem-estar. Movimentar se faz bem em todos os sentidos: melhora o metabolismo, desenvolve a capacidade cardiovascular, fortalece músculos e ossos, melhora o humor, aumenta a imunidade e tonifica a mente.

Ao contrário, o sedentarismo, também chamado “o mal do século”, tem o efeito contrário. A falta de atividades físicas não só prejudica o corpo, como atrapalha a mente, é por isso que existem numerosos estudos científicos que buscam continuamente entender os efeitos positivos dos exercícios, sua relação com a prevenção e tratamento de doenças e a compreensão de quanto e de que forma são mais ou menos benéficos.

A boa notícia é que um grupo de pesquisadores, que trabalha em diferentes centro académicos de excelência, trouxe recentemente nova luz sobre esse tema. Em uma revisão científica publicada no prestigiado JAMA Cardiology (Jornal da Academia Americana de Medicina), o PHD Dick Thijssen e sua equipe demonstraram que o exercício físico dispara diferentes vias fisiológicas para conferir proteção imediata contra evento inquêmicos potencialmente letais sobre o músculo cardíaco e agir como uma verdadeira primeira linha de defesa sobre a saúde cardiovascular.

Isso é algo fantástico, pois independentemente dos efeitos protetores de médio e longo prazo que a atividade física traz, estamos falando de efeitos imediatos de alta relevância. Nas palavras do Dr Thijssen: “Em termos práticos, isso significa que apenas um episódio de atividade física pode criar uma proteção cardiovascular clinicamente relevante”.

Dessa forma, mesmo o pouco faz muito por nós. Toda grande caminhada começa com o primeiro passo. Não se muda de uma vida sedentária para o hábito das atividades físicas da noite para o dia. É algo que se planeja, se constrói pouco a pouco, com regularidade e persistência. Por outro lado, mesmo ao começar já teremos benefícios reais e palpáveis.

Consulte sempre um médico antes de começar atividades físicas, e planeje para o mais breve que puder essa mudança em sua vida. Enquanto isso, aproveite as dicas a seguir:

Dicas

  • Crie o hábito de se levantar várias vezes por dia de sua cadeira de trabalho para pequenas atividades: beber água, pegar uma folha impressa, perguntar algo a um colega.
  • Estacione o carro na vaga mais distante possível. Se usar transporte público, desça uma parada antes.
  • Sempre que possível, substitua as escadas rolantes e elevadores pela escada convencional.
  • Faça gentileza de buscar algo para seus familiares e amigos o máximo que puder: água, livro, etc.
  • Procure fazer pequenas compras em mercados próximos, para ir andando.
  • Comece um programa de caminhada leve, simples e de curta duração. Repita no mesmo horário e no mesmo dia todas as semanas.

               Aumente conforme sentir vontade.

              Fonte: Revista Vida e Saúde


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

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  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Asilo São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Asilo Santa Bárbara - Argentina

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